Sobre a brevidade da vida – Sêneca

Em ‘Sobre a Brevidade da Vida’, Sêneca presenteia-nos com temas que enriquecem o espírito e arejam a mente através de seu pensamento filosófico.

‘Sobre A Brevidade da Vida’ é a obra mais difundida do filósofo Lúcio Anneo Sêneca (4 a.C.? – 65 d.C.) e um dos textos mais conhecidos de toda a Antiguidade latina. São cartas dirigidas a Paulino (cuja identidade é controversa), nas quais o sábio discorre sobre a natureza finita da vida humana. Escritas há quase dois mil anos, estas cartas compõem uma leitura inspiradora para todos os homens, a quem ajudam a avaliar o que é uma vida plenamente vivida.

O livro aborda o real significado da vida em relação ao seu rápido transcurso temporal, dessa forma Sêneca adverte que o problema não é a velocidade do fluxo vital, fonte de lamentos para muitos, mas, sim, a forma como se utiliza o tempo.

Embora pagão, Sêneca demonstra através deste livro que ninguém nasceu para o tempo presente, mas, para ingressar na esfera celeste, frisando que cada ser humano tem a obrigação de reservar tempo para si próprio evitando futilidades e buscando a real riqueza que é a interioridade de virtudes.

A leitura deste livro leva-nos a compreensão total do aforismo “A vida pode até ser breve, mas o que a prolonga é a arte do seu uso”.

Clique na capa do livro ou na  imagem abaixo para o download

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 369 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: